Ter um filho é um grande desafio tanto para as mulheres, como para o casal. Hoje deixamos algumas dicas para mães de primeira viagem.
É impossível negar que existe uma conexão física e literal entre a mãe e a criança, que é o leite materno. Mesmo que o pai seja muito importante e que o filho precise muito dele, se a mãe dá de mamar, ela não vai poder ficar longe do seu filho, e vice-versa.
A nossa própria cultura indica isso, já que a licença maternidade é bem maior do que a paternidade.
Principalmente no que se refere a mães menos experientes, ou de primeira viagem. Caso não haja muita informação e uma rede de apoio, tudo é um tiro no escuro.
Como não queremos que esse seja o seu caso, preparamos dicas ótimas e eficazes para garantir que você vai estar o mais preparada possível para essa grande e empolgante aventura, sem sofrimento, e com muitas vitórias e realizações.
Dicas para Mães de Primeira Viagem
Dicas para o banho
O mais importante na hora de banhar o seu bebê é prestar total atenção à temperatura da água.
O ideal é que ela esteja a uma temperatura parecida com a temperatura corpórea do bebê, algo em torno de 36° a 37° centígrados.
Essa temperatura é tão importante que você deve inclusive comprar um termómetro para aferir a cada banho se os números estão adequados.
O tamanho da banheira deve ser o suficiente para cobrir todo o corpo da criança de água, deixando a cabeça para fora.
Tire e ponha a roupinha no bebê bem rápido, para impedir que ele tome friagem. Seque o bebê com toalha macia e sem esfregar, pois a sua pele é muito sensível.
Cuidado com o arroto
O arroto é muito importante depois da mamada, e se você deixar passar é possível que o seu bebê acabe vomitando ou sentindo dores.
O processo é conhecido, bastando segurar o bebê de pé contra o seu corpo e dar tapinhas leves nas suas costas.
Organize as visitas
Uma nova vida é assunto e interesse de família e amigos, que querem conhecer o seu rebento e tirar fotos, beijar e tudo mais.
Entretanto, nos primeiros dias você deve tomar muito cuidado, e o controle é importante.
O seu bebê ainda está se acostumando com o seu colo e caso haja, do seu par.
Não espere que ele se acostume rapidamente de passar de pessoa para pessoa de forma simples e automática.
Mas o maior problema é a baixa imunidade da criança, pois apesar de o leite dar um reforço importante nesse aspeto, é o seu histórico de doenças que o leite vai impedir e não o das visitas.