Erros Comuns das Mães de Primeira Viagem

Ser mãe é o melhor da vida. Mas com toda a felicidade também vem uma grande responsabilidade. Ninguém nasce ensinado e há alguns erros que quase todas as mães de primeira viagem cometem.

As dúvidas e os receios, o medo de não fazer bem e a vontade de estar sempre presente e de fazer tudo levam a alguns erros que todas as mães fazem.

Com o tempo as mães aprendem a lidar com as situações.

Erros das Mães de Primeira Viagem

#1

Isolar-se

O instinto materno é poderoso. As mães nascem com o desejo de fazer tudo. Pensam que pedir ajuda é mostrar que é má mãe.

Um dos erros mais comuns das mães de primeira viagem é isolar-se em casa nos primeiros meses do bebê. Um recém-nascido precisa de alguns cuidados, mas nada a impede de sair um pouco. Apanhar um pouco de ar fresco, ir visitar uma amiga. Deve apenas evitar locais com muitas pessoas.

#2

Excluir o pai da rotina do bebê

A vontade de ser a “ super mãe” leva muitas mães a excluir os pais das rotinas do bebê. Excluindo a parte da amamentação o pai pode e deve fazer tudo ao bebê.

#3

Pôr-se de parte

Uma mãe não deixa de ser mulher, esposa, amiga, amante. A maternidade é cansativa e nem sempre o tempo disponível é muito.

É importante a mamãe sentir-se bonita e feliz.

Não há nada errado na mamãe deixar o bebê com alguém para ir fazer as unhas, arrumar o cabelo, depilar-se e até conversar apenas com uma amiga.

#4

Alimentar-se mal

O bebê passa a ser a grande prioridade, mas na verdade, um recém-nascido passa a maioria do seu tempo a dormir, por isso, aproveite estes períodos para descansar e para se alimentar.

Um dos erros das mães de primeira viagem é não se alimentar bem, não fazer as refeições completas e ir petiscando qualquer coisa. Se não tem tempo para fazer pratos elaborados peça ao marido ou a algum familiar para preparar uma sopa, uma lasanha, pratos que pode congelar e comer acompanhado com uma salada e uma fruta.

#5

Fazer comparações com outros bebês

Um erro comum das mães de primeira viagem. Por falta de experiência com bebê acabam por os comparar com as crianças mais próximas. Estas comparações podem levar a alguma ansiedade e receio.

Com o tempo vai aprender que cada criança tem o seu ritmo.