Várias mulheres que desejam engravidar muitas vezes não conseguem pois não entendem como funciona o seu ciclo. Além disso, saber exatamente, ou pelo menos ter uma ideia das datas previstas para a próxima menstruação te ajudam a ficar esperta para levar o absorvente na bolsinha e evitar muitos constrangimentos.
Descobrir se o seu ciclo menstrual é regular também é muito importante. Os ciclos que não seguem um ritmo podem indicar alguns problemas que precisam ser avaliados por um médico ginecologista.
Mas, agora, independente se você quer descobrir como calcular o ciclo menstrual para ficar grávida mais rapidamente ou para se prevenir, Confira abaixo o nosso guia que irá te ensinar a entender melhor como funciona o seu ciclo. Veja a seguir!
Como funciona o ciclo menstrual?
Muita mulher acha que os sinais de que a menstruação está para vir é apenas a sensibilidade a mil e a irritabilidade. Mas, na verdade, os sintomas vão muito mais do que isso e é importante que você sempre anote no decorrer dos dias anteriores para mostrar ao seu ginecologista.
O ciclo menstrual é caracterizado pelo primeiro dia da sua última menstruação e o dia anterior da próxima. Os ciclos considerados normalizados, ou seja, que são regulares são de 28 dias. Porém, existem alguns que podem variar de 21 até 40 dias.
Para as mulheres que desejam engravidar o melhor dia é no meio do seu ciclo menstrual. No seu período fértil, que você irá ovular. Neste período, você irá perceber uma maior humidade na sua região íntima, além de um corrimento semelhante a “clara de ovo”.
Guia para calcular o ciclo menstrual
A sua primeira tarefa para começar a calcular o ciclo menstrual é ter um calendário em mãos. Será ele no qual você anotará todos os dias importantes do seu ciclo e terá maior controle. Existem alguns aplicativos disponíveis para Android e iOS que são bastante legais para você anotar os primeiros dias da sua menstruação, a duração, sintomas e etc. Um que eu não deixo de usar é o app Meu Calendário.
No calendário você precisará anotar o primeiro dia da sua última menstruação e o dia que antecedeu o novo ciclo. Com isso, você saberá a quantidade de dias que demorou para esse intervalo. Apenas tome cuidado para não confundir a data que antecede o novo ciclo com o primeiro dia do anterior.
Partilhem com as vossas amigas.