Icterícia nos Recém-nascidos

A icterícia caracteriza-se pelo tom amarelado da pele e dos olhos dos bebes. É algo bastante comum e facilmente tratável mas que assusta os recém papás. É um problema que atinge cerca de 50% dos recém-nascidos e com mais frequência os bebês prematuros.

Esta patologia também designada de icterícia fisiológica ou icterícia prematura deve-se ao aumento de bilirrubina na corrente sanguínea do bebe. Na maioria dos casos o bebe expele esta substância através da urina, mas em casos mais graves é necessário fazer fototerapia.

O que causa a Icterícia?

A Icterícia é causada pelo excesso de bilirrubina na corrente sanguínea. A bilirrubina é uma substância produzida através do metabolismo das células vermelhas presentes no sangue, quando o fígado tem dificuldades em metabolizar toda a bilirrubina, esta aumenta no sangue causando a cor amarelada.

A maioria os casos é detetado ao 2º dia de vida e mediante os valores o médico prescreve o tratamento.

Tratamento da Icterícia

Fototerapia:

O bebe é colocado numa máquina de luzes, são colocadas compressas nos olhos para os manter fechados e protegidos. As luzes fluorescentes ajudam a metabolizar a bilirrubina, para que ela seja excretada pelo fígado.

Em casa:

Aleitamento materno é o mais importante para o bebe, a bilirrubina sai do organismo através da urina, é importante manter o bebe bem hidratado.

Banhos de sol, nunca direto. Os banhos de sol devem ser de cerca de 15 minutos de manhã e à tarde, antes das 10h e depois das 16h

Nestes casos deve sempre ligar ao médico no caso de a cor amarela se manter por manter por mais de 15 dias, o bebe não mostrar vontade de comer, se perder muito peso.

A icterícia é algo comum mas que deve ser devidamente seguido pelo médico.

Existe alguns casos mais graves como a icterícia por incompatibilidade sanguínea.

Em caso de dúvidas consulte sempre o seu médico.