6 Alimentos que a criança não deve comer até aos 2 anos

A OMS ( Organização Mundial de Saúde) recomenda o aleitamento materno em exclusivo até aos 6 meses de idade e o leite como principal fonte de alimentação no primeiro ano de vida.

A partir dos 6 meses, alguns antes, os bebés começam a sua alimentação complementar, dependendo das indicações médicas algumas crianças começam pelas papas outras pela sopa, depois pouco a pouco são introduzidos outros alimentos.

A partir de 1 ano a criança deve ter uma alimentação saudável, variada e equilibrada deve comer um pouco de tudo ( exceto se houver indicação médica contrária), no entanto alguns alimentos devem ser evitados até a criança fazer 2 anos, são alimentos não nutritivos e que não precisam fazer parte da sua alimentação.

alimentos proibidos para crianças

Alimentos que deve evitar dar ao seu filho até aos 2 anos

1- Açúcar

O açúcar é um dos alimentos mais nocivos e altamente viciante, quanto mais tarde a criança experimentar melhor.

2- Sal

O sal e o seu excesso na confeção da comida é uma das principais causas para os principais problemas de saúde em adulto. As sopas dos bebé devem ser feitas sem sal, quando começa a fazer a mesma alimentação da família cozinhe com pouco sal e recorra a ervas aromáticas para dar sabor e paladar à comida.

3- Embutidos e enlatados

As salsichas, presunto, fiambre são alimentos ricos em conservantes e sódio, são alimentos processados que devem evitados por todos, em especial pelas crianças.

4- Refrigerantes

A água é a melhor bebida para os seus filhos, evite os refrigerantes que estão cheios de açúcar, os sucos de caixinha cheios de aditivos e conservantes. Até os sucos de frutos naturais devem ser evitados porque o organismo dos mais pequenos não está preparado para assimilar a quantidade de antioxidantes que possuem. Prefira sempre água.

5- Mel

O mel à venda nos supermercados passa por vários testes e raramente ocorrem, problemas, no entanto, todo o cuidado é pouco e este alimento pode possuir uma bactéria causadora do botulismo intestinal.

6- Gordura

As gorduras podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares, opte por soluções mais saudáveis para a confeção dos alimentos do seu bebé.

Para além destes alimentos existem outros que devem ser evitados como café, gelatinas, achocolatados, soja, alguns chás, balas, chocolate e alguns devem ser dados com supervisão por serem altamente alérgicos como as nozes, amendoins, morangos.

Procure incutir uma alimentação saudável ao seu filho desde pequeno, para além de evitar problemas de obesidade previne uma série de problemas de saúde.