A diabetes gestacional acontece durante a gravidez e é caracterizada pelo aumento de açúcar no sangue. Essa condição acontece quando o corpo não consegue produzir a insulina – hormônio produzido pelo pâncreas para controlar a glicose – em quantidades suficientes, o que sobrecarrega às necessidades da mãe e do bebê.
Esse problema, além de afetar a mãe, também afeta o bebe. O açúcar em excesso presente no organismo passa pela placenta e vai para a criança, causando um aumento de peso e risco de desenvolver doenças quando nascer, como a obesidade.
Na maioria das vezes, a diabetes gestacional não se estende na mãe após o parto, sendo apenas um problema durante a gravidez. Porém, se não for tratada, pode acontecer de a mãe desenvolver a diabetes pelo resto da vida.
Para se prevenir desta doença, é muito importante que a mãe tenha hábitos alimentares saudáveis durante toda a gravidez, evitando o consumo de alimentos industrializados, frituras e açúcares.
Prefira sempre os alimentos naturais e que oferecem uma tabela rica em nutrientes, como as frutas, legumes, verduras e outras fontes de fibra. Mas, caso você esteja com dúvidas de que está com a diabetes gestacional, fique atenta aos sintomas da diabetes gestacional, conheça abaixo.
Sintomas da diabetes gestacional
A maioria dos sintomas da diabetes gestacional podem nem ser percebidos pela grávida, uma vez que são extremamente leves. Por isso é importante ter o acompanhamento pré-natal com seu obstetra, pois será ele quem pedirá os exames que medem os índices glicêmicos no seu organismo em jejum. Veja os principais sintomas da diabetes gestacional abaixo.
Ganho excessivo de peso na gestante e no bebe
Aumento do apetite durante toda a gestação
Vontade de urinar a todo momento
Visão embaçada
Excesso de sede
Infecções constantes de pele, na vagina e na bexiga
A grávida pode ou não apresentar estes sintomas.
Como tratar a diabetes gestacional
O tratamento da diabetes gestacional, na grande maioria dos casos, é feito através do controle da alimentação da gestante. Também é aconselhada a prática de exercícios físicos indicados para mulheres grávidas. Mas, caso a glicemia esteja extremamente alta e difícil de ser controlada, o médico provavelmente receitará o uso de medicamentos orais ou insulina.
Os obstetras costumam recomendar as gestantes, desde o descobrimento da gravidez, que se consultem com uma nutricionista. Essa consulta é necessária, pois a profissional poderá passar a gestante uma dieta ideal para a mulher, levando em conta as necessidades do bebê. Isto evita muito o risco de desenvolver doenças, como a diabetes gestacional, além de promover uma gravidez muito mais saudável!
Cuide de si e do seu bebe.