O aumento de peso na gravidez é natural. O corpo da mulher prepara-se para gerar um novo ser. Mas quantos quilos a gestante pode engravidar durante a gravidez?
Durante a gravidez a mulher deve ter alguns cuidados com a sua alimentação. É muito fácil ganhar quilos mas depois é muito difícil perder. Para além que excesso de peso na gravidez pode ser prejudicial para mulher e para o bebê.
Veja quantos quilos os médicos recomendam que engorde durante toda a gestação.
Aumento de Peso na Gravidez
Durante a gravidez a mulher deve ter uma alimentação equilibrada e saudável. A alimentação saudável na gravidez ajuda a prevenir diversas doenças
Os médicos recomendam que a gestante engorde entre 9 a 12 quilos, no entanto, há muitos fatores a ter em conta. As recomendações variam de mulher para mulher.
No pré natal o médico vai considerar o peso atual e a altura da mulher. O peso inicial o início da gravidez é muito importante para fazer um melhor acompanhamento da evolução do peso.
Para além da estrutura física da mulher o médico faz uma análise do historial médico da gestante. Algumas doenças e problemas de saúde podem influenciar na questão do peso: hipertensão, diabetes, obesidade.
Qual o Aumento de Peso Saudável para as Gestantes
Dependendo sempre do peso que tinha antes de engravidar, o ideal é manter o aumento do peso entre os 9 a 12 quilos.
2 Kg nos primeiros três meses de gravidez, e cerca de 500 gramas por semana, depois do quarto mês.
Peso ganho numa Gravidez de gêmeos:
Uma gravidez de gêmeos, em geral, implica um aumento de peso mais significativo na gravidez. Os médicos dão uma tolerância de mais 5 quilos numa gravidez de gêmeos.
Problemas associados ao Aumento excessivo de Peso na Gravidez
O aumento de peso em excesso durante a gravidez, pode trazer vários problemas. Para além do desconforto, dificuldade em andar e dormir, o excesso de peso pode causar problemas como pressão alta, eclâmpsia e diabetes gestacional.