Os anticoncepcionais são uma grande descoberta da ciência que revolucionou a vida de milhões de mulheres ao redor do mundo, pois com isso elas puderam controlar a sua própria fertilidade e decidir o melhor momento de ter filhos.
Assim como para começar a tomar anticoncepcionais para impedir a gravidez é necessário preparo, para parar o seu uso com o intuito de engravidar também é importante, pois não é simplesmente parar de tomar e pronto.
Aqui explicaremos como você deve proceder na hora de parar de tomar cada um dos principais anticoncepcionais do mercado, para conseguir estar em condições de engravidar sem prejudicar a sua saúde.
Como e Quando Parar o Anticoncepcional
Anticoncepcional tradicional de estrogênio e progesterona
Caso a sua pílula seja a tradicional, com estrogênio e progesterona, com pausa entre as cartelas, pare o consumo apenas ao fim de uma cartela. O ciclo de um mês após a parada com a pílula pode atrasar. Espere esse ciclo de um mês para tentar engravidar.
Pílula de progesterona sem intervalo
Se a sua pílula é aquela sem intervalo, você pode parar agora mesmo. Mas depois disso espere o ciclo acontecer normalmente, para então tentar engravidar. Se ocorrer a gravidez antes disso, não tem problema, mas será difícil descobrir a data da gravidez.
Para resolver isso faça um ultrassom para saber a data e se preparar corretamente para o parto.
Anticoncepcional com injeção
Os anticoncepcionais injetáveis de três meses como o Tricilon e o Depo-Provera pode levar mais de três meses após a última injeção para poder engravidar.
Existem mulheres que levam até seis meses para ficarem férteis novamente. Isso também ocorre com as injeções de um mês, como Daiva, Mesigyna, Perlutan, Depomes, entre outras. Uma forma de evitar isso é antes mesmo de tomar a decisão se quer ou não engravidar já ir trocando de método, começando a tomar outra atitude preventiva logo após o fim do efeito da injeção.
Quando o ciclo voltar, você já estará fértil.
Implante hormonal sob a pele
Se você usa um implante no braço, vá ao médico para removê-lo. Depois disso, você vai poder engravidar rápido, já que acabou o hormônio progesterona artificialmente injetado na sua corrente sanguínea.
Adesivo anticoncepcional
Retire o adesivo de preferência no fim da validade, para retomar a capacidade fértil, mas podem demorar alguns meses para tudo se equilibrar. Espere o primeiro ciclo completo para começar a tentar engravidar. Caso a gravidez ocorra antes disso, não existem riscos.
DIU
O DIU, tanto com ou sem hormônio necessita de uma consulta médica para ser retirado. No caso do DIU sem hormônio, a fertilidade volta instantaneamente, mas no caso do com hormônio, podem levar até dois meses. Para datar melhor a gravidez, espere um ciclo completo antes de tentar engravidar.