Como escolher o berço do bebé

A escolha do berço do bebé reveste-se de uma grande importância, já que é o móvel que vai garantir o descanso e a segurança da criança durante o seu sono.

No entanto, ao entrar numa loja de móveis infantis, irá verificar que a escolha é grande, com inúmeros modelos à sua disposição, com variadas características e preços. Então, como escolher o berço do bebé?

como escolher o berco do bebe

De seguida deixamos a resposta a várias dúvidas habituais entre os pais, que acreditamos irão ajudá-lo a fazer a melhor escolha para o seu filho.

Como escolher o berço do bebé

Na hora de escolher o berço do bebé, existem vários aspetos a ter em conta. O tamanho, a segurança, as características da grade, os acessórios, e claro, o selo de qualidade. Confira de seguida como considerar estes critérios na escolha do berço do bebé.

Tamanho

Existem no mercado vários modelos, com tamanhos diversos. Contudo, a maioria segue um padrão comum. Procure sempre um modelo que tenha um modelo standard, pois torna-se mais fácil depois escolher o colchão e outros acessórios, já que existirão muitas mais opções à sua disposição. No entanto, caso tenha um quarto com uma área diminuta, pode então aproveitar modelos mais pequenos, ou então, solucionar o problema com uma cama de viagem. Esta é uma opção cada vez mais popular entre pais, já que oferece uma solução prática, económica e barata.

Segurança

A segurança é o critério mais importante na escolha de um berço do bebé, tendo de ter em consideração vários pontos essenciais. Assim, ao analisar os modelos à sua disposição, verifique se a grade lateral tem um espaçamento máximo de 6,5 cm, de modo a evitar que o bebé consiga colocar a sua cabeça e aí ficar presa. Outro ponto essencial é a altura entre o estrado e o limite da grade lateral. Este valor deve ser no mínimo 60 cm, de modo a impedir que a criança consiga saltar a grade e cair. Por fim, ainda na segurança, o espaço entre o estrado e a lateral do berço não deve ter mais que 2,5 cm, de modo a prevenir que o bebé aí entale os pés ou as mãos.

Mas a segurança de um modelo de berço do bebé não se limita às características da estrutura. Também os acessórios devem ser avaliados, pois podem tornar-se perigosos para a integridade física da criança. Assim, evite berços com quinas pontiagudas e com partes que possam se desprender com facilidade. Por fim, se pretender um berço com rodinhas, ele terá de ter obrigatoriamente um sistema de travagem de confiança.

Selo de qualidade

Atualmente, em cada país existem entidades que regulam a qualidade dos produtos comercializados, havendo uma especial atenção àqueles que são dedicados às crianças. Assim, antes de escolher um berço de bebé, verifique se este tem o selo de qualidade, que verifica se um determinado modelo ou produto tem as condições mínimas de qualidade.

Acessórios

Muitos berços trazem associados vários acessórios, que podem tornar a sua vida ainda mais fácil. Existem até móveis que conjugam o berço com gaveteiro, cómoda, armário e trocador, e alguns até, que depois se transformam para fazer uma cama, oferecendo assim uma utilização mais prolongada no tempo. Contudo, tudo isto tem um preço.

Siga as nossas dicas e compre o berço mais adequado para o seu filho e para a sua carteira, sem nunca descurar a qualidade que este móvel tem de ter. Afinal, a segurança e o conforto do seu bebe estão acima de qualquer coisa.