Sinais dos Principais Problemas de Visão em Crianças

As crianças são mais frágeis do que os adultos, porque o seu sistema imunológico e o seu organismo como um todo ainda estão se desenvolvendo, e os problemas de saúde delas e principalmente dos bebês que tem a saúde ainda mais frágil são mais comuns.

Um dos maiores problemas é a dificuldade de detectar certos problemas em relação ao desenvolvimento deles, pois uma criança com a audição prejudicada, por exemplo, pode ter problemas para começar a falar, visto que é ouvindo bastante que as crianças começam a se preparar para as primeiras palavras.

Problemas de visão têm as mesmas características, pois um bebê ou criança pequena não tem como saber se está com a visão boa ou não, e os menores podem até ser cegos e nós demorarmos para perceber. Aqui explicaremos como os problemas de visão ocorrem nos pequenos, assim como de que forma podemos descobri-los e tratá-los.

Problemas de Visão Comuns em Crianças e como Descobri-los

O primeiro passo para detectar se o seu filho tem problemas de visão, é saber quais os problemas mais comuns em bebês e crianças na primeira infância. Aqui temos uma lista desses problemas e sinais que podem te ajudar a descobri-los.

Hipermetropia

A hipermetropia é a dificuldade de ver de perto, e é um dos principais problemas de visão em crianças.

Ao ter dificuldade de visualizar claramente os objetos próximos de si, a criança acaba fazendo muito esforço e as consequências são dor de cabeça, nos olhos, piscar excessivo e lacrimejamento.

Na escolinha, escrever de forma correta se torna muito difícil, o que faz da descoberta por parte da escola fundamental no diagnóstico.

Miopia

A miopia é a dificuldade de ver de longe, e quanto maior o grau, menor é essa distância. A principal causa da miopia é presença de um globo ocular alongado que faz com que a imagem seja formada antes da retina, causando “desfocamento”.

Astigmatismo

O astigmatismo é uma deformação na córnea, que fica com formato oval e provoca a formação de vários pontos focais no olho, quando deveria haver apenas um.

No astigmatismo, a criança pode ter dificuldade de ver em qualquer distância, prejudicando o seu desenvolvimento.

Tratamentos

Para saber mesmo se o seu filho tem problemas de visão vá ao oftalmologista recomendado pelo seu pediatra. Com seis meses o seu bebê já pode fazer exames para saber se tem alguma alteração.

O principal tratamento para a miopia, astigmatismo e hipermetropia em crianças é a utilização de óculos ou lentes de contato, não importando a idade, pois só com os óculos ou lentes o seu filho terá uma boa visão e poderá se desenvolver a contento.

As cirurgias são descartadas nesse momento, pois uma cirurgia corretiva de problemas refrativos só pode ser feita quando o problema estiver estável e não progrida mais, o que só ocorre depois dos 25 anos de idade.