Quanto Tempo Após um Aborto a Mulher pode tentar Engravidar Novamente?

A gravidez é um momento especial na vida de qualquer mulher, porém, em questão de minutos um sonho pode se tornar um pesadelo quando sem muita explicação a mulher acaba sofrendo um aborto espontâneo, adiando o sonho de ser mãe.

Quando a mulher sofre um aborto, após os primeiros dias de depressão e tristeza vem a vontade de engravidar novamente e dar continuidade ao sonho interrompido. Porém, antes de começar a tentar engravidar novamente é preciso esperar um tempo e ver com o médico quando é possível isso acontecer.

O tempo para a mulher tentar engravidar novamente após sofrer um aborto varia de caso para caso, levando em conta certos valores como: quanto tempo estava à gestação antes do aborto, o motivo que ele aconteceu, se houve curetagem, entre outras coisas.

Quando Engravidar depois de um Aborto

Cada caso é um caso e deve sempre seguir as recomendações do seu Médico

Engravidar após aborto espontâneo

Quando a mulher perde o bebê ainda no primeiro trimestre que é o período de risco e onde são muitas as chances de acontecer o temido aborto espontâneo.

Os médicos aconselham esperar a menstruação voltar ao normal depois do sangramento decorrente do aborto para pensar em planear uma nova gravidez.

Abortos com a gravidez avançada

São os mais dolorosos porque a mãe já estava se acostumando com o bebê, sem falar que nesse caso é preciso fazer a curetagem que representa um momento muito desagradável para a mulher.

Para tentar uma nova gravidez será preciso esperar alguns meses para se recuperar fisicamente e emocionalmente.

Aborto por Problemas Externos

Se a perda do bebê aconteceu por conta de fatores externos como uma infecção, o tempo para tentar uma nova gestação também é maior, por que é preciso se curar da infecção para só depois pensar em planejar uma nova gestação.

Aborto devido ao caso de gravidez molar

A gravidez molar é uma complicação rara conhecida por gerar anomalia nas células que formam a placenta, causando o aborto.

Esse é um problema muito sério e a mulher deve se submeter a tratamento com exames de dosagens hormonais periódicas, sendo preciso ter que esperar até um ano para engravidar novamente.

Portanto a perda de um bebê é um momento muito difícil para qualquer mulher. Só sabe o quanto realmente é doloroso quem passa por isso, porém, a vida continua e é preciso encontrar forças para tentar novamente.

Se passar por um aborto converse muito com seu médico para saber quando realmente estará preparada para uma nova gestação, do resto é só continuar com uma rotina saudável para se preparar bem para a chegada do novo bebê.