Desfraldamento para iniciantes

Cuidar de um bebê é sempre muito bom, porém, têm aqueles momentos mais trabalhosos onde o que mais queremos é deixar para trás como, por exemplo, a troca de fraldas, pois, essa é uma atividade cansativa sem falar que pesa no bolso.

O desfralde da criança é complicado, pois, envolve toda a família e precisa ser levado com calma, já que, fazer a criança deixar de usar fraldas e começar fazer as necessidades no penico ou banheiro é uma transição muito importante.

Paciência é fundamental nesta fase-

Como Iniciar o Desfralde

Hora certa 

Não tem a idade certa para o desfralde, têm crianças que deixam as fraldas por volta do 2 anos e outras que demoram bem mais e só começam a usar o penico depois dos 3 anos, varia de criança para criança, pois, cada uma tem seu momento, e para saber quando ele está chegando basta ficar atenta aos sinais e nada de pressionar em casa ou na escola.

Providencie o que vai precisar 

Compre um penico ou um adaptador para o vaso sanitário, adaptador é aquele anel que impede que a criança caia na privada, sendo que, a maioria dos pais prefere começar com o penico porque eles dão mais segurança a criança e facilitam nessa transição.

É uma questão de costume

Deixe a criança se acostumar com o penico, induza ela a se sentar nele mesmo com roupa para ir se acostumando, deixe ter intimidade com o objeto, mas nada de forçar, pois, esse é um processo natural, se ela ficar com medo e chorar esqueça dessa ideia por algumas semanas e depois tente novamente, paciência é a palavra para as coisas darem certo.

Explique o processo 

Uma boa dica para ajudar no desfralde para iniciantes é mostrar a criança todo o processo, ou seja, quando ele fizer coco na fralda, leve a fralda para o penico, coloque o coco lá, diga para ela que o penico é o lugar daquilo, depois esvazie o penico no vazo sanitário e deixe o pequeno dar a descarga.

Incentive seu filho 

Estimule a criança a usar o penico, lembre a criança que ela pode usar o penico quando quiser, incentive a começar fazendo xixi, e deixe bem claro que está lá sempre para o que ela precisar de ajuda.

Mostre calma na hora dos acidentes 

Todo começo é difícil, então mantenha a calma na hora dos acidentes, pois, no inicio do desfraldamento é comum a criança fazer as necessidades na roupa sem querer, isso acontece por que seus músculos ainda estão aprendendo e é mais difícil controlar a urina e o coco, nada de brigar ou castigá-lo por isso, mantenha o controle e explique que dar próxima vez será mais legal se ele usar o peniquinho.