Como tirar a chupeta da criança?

A chupeta é o conforto do bebê nos primeiros tempos de vida. A chupeta serve para acalmar o choro, para dormir, para relaxar, mas na hora de tirar a chupeta a situação pode complicar-se.

Qual a idade certa para tirar a chupeta. Tirar a chupeta demasiado cedo pode levar o bebê a fazer uma substituição, como chuchar no ded0.

O ideal é tirar a chupeta quando a criança tiver perto de completar 2 anos de idade.

Chupeta do bebê

Para tirar a chupeta ao bebê é necessário tempo e paciência. Ela ajuda a criança a acalmar-se, mas a partir dos 2 anos de idade, a criança utiliza a chupeta como brinquedo para chupar.

O uso excessivo de chupeta pode levar a problemas de formação dos dentes.

Outro problema associado ao uso de chupeta durante muito tempo pode levar a problemas de fala.

Como tirar a chupeta do seu bebê

Deixar a chupeta deve ser um processo gradual.

Comece por explicar que já está a ficar muito crescida e que já não necessita de andar com a chupeta durante o dia.

Com dois anos a criança começa a perceber as coisas. Fale com ela e explique que está a crescer e que já não precisa da chupeta.

Estabeleça um horário, combine com a criança horários para usar a chupeta. Ele pode optar por usar de manhã ao acordar, ou ao deitar. Tirar a chupeta de repente pode não resultar.

Comece a dizer que não percebe o que ela diz quando fala com a chupeta. Reforce que quando ela usa a chupeta as pessoas não percebem o que ela diz.

Um método muito utilizado pelos papais é simples e radical. Implica uma troca, a criança troca a chupeta com o Pai Natal e, em troca, recebe um presente.

Também pode recorrer à “Fada das Chupetas” que recolhe as chupetas das crianças “grandes” para levar para os pequenos bebés

O mais importante é ter paciência, não fique frustrada se não tiver êxito.