Como Estabelecer Uma Rotina de Sono no Bebê

Quando ouvimos a palavra rotina associamos a algo aborrecido e chato que limita a nossa liberdade. No entanto, a rotina é importante nos primeiros anos de um bebê e criança.

As crianças precisam de rotinas que se enquadram na dinâmica da sua família. Cada família deve avaliar a rotina adequada aos seus horários e às necessidades da criança.

Hoje deixamos algumas dicas para estabelecer uma rotina de sono do bebê. Não existe uma solução milagrosa. Experimente várias ideias até encontrar a mais adequada para o seu bebê, o mais importante é não desistir no primeiro obstáculo.

Rotina de Sono no Bebê

Os bebês precisam dormir. Dormir faz parte do desenvolvimento do bebê. Quando o bebê não descansa o suficiente fica irritada, cansada, tornado todas as atividades diárias mais difíceis.

Uma criança que não descansa as horas necessárias ficam chatas para comer, mudar a fralda e tomar banho. Para além que a falta de rotina deixa os pais mais cansados e sem ânimo e paciência para o seu dia-a-dia.

O primeiro passo é estabelecer uma rotina para o bebê.

Os bebês gostam de rotina, é uma forma de eles compreenderem o que se passa ao seu redor.

Rotina de Sono no Bebê

Como já referimos a rotina vai depender muito de bebê para bebê e de família para família.

A rotina deve começar bem antes do bebê ir para a cama. Deve começar por diminuir os estímulos, criando um ambiente tranquilo e agradável, evitando ambientes com muito barulho e claridade.

A rotina da hora de dormir deve começar por banho quente e relaxante. Se a criança fica mais agitada com o banho então deve cortar este passo da sua rotina.

Pode incluir uma massagem. A massagem pode ser uma boa forma de ajudar o bebê ou a criança a relaxar.

Vestir um pijama, ler uma história, cantar uma canção, dizer uma oração e ir para a cama.

Os especialistas aconselham a deitar o bebê sonolento, mas ainda acordado, para que se vá habituando a adormecer sozinho.

O ambiente da cama e do quarto deve ser pensado de forma a tornar o ambiente tranquilo e confortável para o bebê. Nem demasiado quente, nem demasiado fresco.

Dicas: A criança não vai interiorizar a rotina no primeiro dia, nem no segundo e pode demorar até semanas. O importante é manter a rotina como um ritual de carinho e aproximação com a criança. Tenha muita paciência.