Alimentos Ricos em Ferro para Crianças

Se todo e qualquer ser humano tem no ferro uma substância essencial para a vida, as crianças pequenas necessitam ainda mais desse nutriente.

A maior importância do ferro diz respeito a sua versão microscópica, ou seja, as suas moléculas que em contato como o nosso organismo trazem muitos benefícios para a saúde, sendo este um mineral essencial para a vida.

Fenómenos como o transporte de oxigénio através dos glóbulos vermelhos para os tecidos, por exemplo, não poderiam ocorrer sem o ferro.

O ferro é absolutamente fundamental, especialmente nas crianças, para fazer com que o sangue cumpra a sua função. Nutrir o corpo, e assim ocorra o crescimento físico, além de o desenvolvimento cerebral das crianças.

Nesse artigo mostraremos quais os alimentos que estando na dieta das crianças vão permitir que a dose necessária desse mineral essencial seja fornecida a contento.    

Necessidades de Ferro das Crianças

Antes de estruturar uma dieta rica em ferro é importante saber duas coisas muito decisivas, quanto a sua criança precisa de ferro, e quanto ferro existe nos alimentos.

Na maioria dos casos, bebes de 7 e 12 meses necessitam de 11 miligramas de ferro ao dia. Os preparados normalmente já vêm com essa quantidade necessária.

Crianças de 1 e 3 anos necessitam de 7 miligramas de ferro ao dia. Suplementos de ferro podem ser necessários no caso de a criança não comer muito bem.

Crianças de 4 e 13 anos precisam de 8 a 10 miligramas por dia.

Fatores como atividades físicas, altura e o peso, e os hábitos alimentares das crianças podem interferir na quantidade do mineral necessário nesta fase.

Alimentos ricos em ferro e seus respectivos teores

Agora que você já sabe quanto o seu filho precisa de ferro, está na hora de saber quais os alimentos ricos no mesmo, e qual o teor que cada um desses alimentos tem desse mineral. Os principais alimentos ricos em ferro são:

Salsa: 3,1 mg de ferro por 100g do alimento;

Vitela magra: 2.4 mg de ferro por 100g do alimento

Lentilha vermelha cozida: 2.44 mg de ferro por 100g do alimento;

Frango: 2 mg de ferro por 100g do alimento;

Cordeiro magro: 2,2 mg de ferro por 100g do alimento

Caldo do feijão vermelho: 7,1 mg de ferro por 100g do alimento;

Gema de ovo cozida: 4,85 mg de ferro por 100g do alimento;

Batata doce: 1.38 mg de ferro por 100g do alimento;

Alho francês: 0.7 mg de ferro por 100g do alimento;

Mamão: 0,8 mg de ferro por 100g do alimento;

Pêssego amarelo: 2,13 mg de ferro por 100g do alimento;

Agrião: 2,6 mg de ferro por 100g do alimento.